Skip to content

Green color

    Increase font size  Decrease font size  Default font size  Skip to content
Início
Normas para publicação de trabalhos - Simpósio SIPLE 2017

Clique aqui para visualizar o arquivo.

 
Mensagem da Diretoria!

Mais um evento realizado pela SIPLE!

Encerramos o Simpósio SIPLE 2017 com uma bela homenagem aos ex-presidentes da associação, neste momento de comemoração dos 25 anos dedicados ao PLE.
 

A conferência de abertura, as 2 mesas plenárias e os 102 trabalhos que foram apresentados durante o evento contemplaram a temática PLE/L2: CONTEXTOS, USOS E PRÁTICAS DE ENSINO, que reflete uma demanda emergente de contextos específicos de aprendizagem de PLE/L2, a partir dos quais os usos da língua portuguesa precisam orientar práticas de ensino em sala de aula, seja ela presencial, ou a distância.

Quando afirmamos, desde a primeira circular, que o evento congregaria professores e investigadores de diferentes continentes e receberia contribuição de diferentes partes do mundo não estávamos errados. O Simpósio SIPLE 2017 contou com a participação de professores e investigadores da África (Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique e Tanzânia), da América do Norte (Estados Unidos), da América do Sul (Argentina, Brasil, Colômbia e Paraguai), da Ásia (China, Israel, Japão e Timor-Leste) e da Europa (Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal e Reino Unido).

Com essa representatividade significativa de diferentes contextos de aprendizagem de PLE/PL2, o nosso diálogo foi muito rico durante os dois dias e o objetivo inicialmente proposto atingido: contribuir para a promoção, a projeção e a difusão da língua portuguesa, na perspectiva de uma língua pluricêntrica e diversa culturalmente, do ponto de vista do ensino.

Agradecemos imensamente à Comissão Local, muito bem representada pelos professores Paulo Feytor Pinto (também segundo tesoureiro da SIPLE), Alexandra Pelágio (Associação de Professores para a Educação Intercultural), Catarina Gaspar (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Teresa Cunha (Associação de Professores de Português – Portugal) e Margarita Correia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) por todo o apoio antes e durante a realização do evento.

Agradecemos também à Direção da Faculdade de Letras, na pessoa do Diretor Paulo Alberto, pelo espaço e apoio logístico oferecido nos dias do evento.

E, finalmente, registramos nossos agradecimentos aos parceiros e co-organizadores do evento em nome do Prof. Dr. Carlos Gouveia, diretor do Programa em PLE da FLUL e das professoras Maria Edviges Antunes Ferreira e Teresa Cunha, da Associação de Professores de Português de Portugal. 

 

Pesquisar