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Edição 8


Apresentação desta Edição Especial Imprimir E-mail
Escrito por José Carlos Paes de Almeida Filho e Fidel Armando Cañas   

Em outubro de 2013 a Sociedade Internacional para o Ensino de PLE, a SIPLE, realizou seu evento internacional em Salvador da Bahia e uma das mesas, justamente a de abertura, tratou do tema de políticas para o Ensino do Português para estrangeiros. Foi nessa ocasião que brotou a ideia de reunir artigos para um número especial da Revista SIPLE. É dessa tarefa que tratamos neste volume, depois de longo tempo para reunir autores, textos e revisores. A preparação de um número especial com produção em boa medida induzida não é empreendimento ligeiro, mas neste momento o apresentamos com grande alegria aos leitores e associados da Sociedade.

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Receber ou Implantar Políticas de Ensino de Línguas Imprimir E-mail
Escrito por José Carlos Paes de Almeida Filho (Universidade de Brasília-UnB)   

1.      Situando políticas de ensino de línguas

Interessam-nos aqui dois pontos: primeiro, a localização da área de Políticas de Ensino de Línguas na grande operação de ensino e aprendizagem de línguas reafirmando pressupostos, e, segundo, delinearmos uma minuta de política para orientar e inovar o ensino de línguas nas escolas brasileiras.  O quadro da instrução escolar de idiomas, vamos resumir, é preocupante, possui especificidades importantes e sofre, em boa medida, com os males da educação como um todo. Os desígnios de uma política de ensino de idiomas no país estão inscritos como uma das cinco dimensões em que se discutem a formação e atuação de professores e aprendizes no contexto escolar e universitário. São elas (1) o contorno e raízes de uma tradição espontânea na forma de uma cultura de ensinar e aprender idiomas, (2) o confronto da tradição de crenças e memórias com uma teoria relevante de ensino de línguas e de formação de professores, (3) a interpretação da história de ensino e aprendizagem de línguas no país, (4) a construção de um código de ética orientador da profissionalidade e suas práticas e, (5) a operação de uma política de ensino de línguas, esta última objeto específico deste trabalho. Vejamos no gráfico a seguir os fatores incidentes na formação de agentes e ensino-aprendizagem de línguas.

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Por uma Política de Implementação de Português Língua Estrangeira na Universidade Federal do Ceará Imprimir E-mail
Escrito por Eulália Vera Lúcia Fraga LEURQUIN - Meire CELEDONIO   

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a trajetória da implementação de portuguesa língua estrangeira (PLE) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para isso, tratamos das iniciativas feitas e dos desafios encontrados ao longo das três últimas décadas. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas e em questionários aplicados durante os semestres 2013-2 e 2014-1, na referida instituição. Mas também foi fundamental a pesquisa bibliográfica e documental para recuperar essa trajetória. Observamos que vêm acontecendo tentativas, há décadas, de ofertar PLE na UFC. Todavia, é preciso um investimento político da própria instituição e a regulamentação das ações professorais.

Palavras-chave: pesquisa, ensino e aprendizagem, Português língua estrangeira.

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Bilinguismo e o aprendizado do português no exterior: vantagens, desvantagens e mitos Imprimir E-mail
Escrito por Dr. Simone Malaguti - Universidade Ludwig-Maximilians Munique, Alemanha   

Resumo:

O artigo versa sobre os fenômenos do bilinguismo, multiliguismo ou multiculturalidade em relação aos resultados atuais das pesquisas científicas. De acordo com esses estudos o fenômeno do bilinguismo é visto como natural, enquanto o monolinguismo, como exceção. A situação da Língua Portuguesa aprendida no exterior será explicitada à luz desses resultados.

Abstract:This work studies concepts of biliguism, polyglosia or multilinguism related with recents cientifics results. According to this studies second language learning is a natural process whereas monolinguism has been seen as an exception. This article analyses for Portuguese as a Foreigner Language in relation of this results and of the multicultural environment.

Palavras-chaves: bilinguismo, multiculturalidade,Língua Portuguesa, língua estrangeira

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Política Portuguesa de Ensino de Português no Estrangeiro Imprimir E-mail
Escrito por Paulo Feytor Pinto - Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal   

Resumo

A política portuguesa de PLE resulta da democratização e da adesão à União Europeia. De acordo com Constituição, esta política é composta por três áreas, tuteladas pelo Camões ICL. Com a integração europeia, todo o ensino de línguas da iniciativa do estado português ficou regido por um documento europeu.

Palavras-chave: política linguística, ensino de PLE, Portugal

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Políticas Linguística e Externa Chinesa: um breve panorama do Ensino de LES E do PLE na China Imprimir E-mail
Escrito por Julio Reis JATOBÁ - Univ. de Estudos Estrangeiros de Cantão - GDUFS   

Resumo:

O presente artigo apresenta um panorama da situação do ensino de línguas estrangeiras (LEs) na China e examina algumas das políticas linguísticas adotadas no país. Inicialmente, faremos um breve histórico do ensino de línguas estrangeiras na China desde 1911 para, em seguida, examinar como o ensino de LEs é adotado nos ensinos primário, secundário e terciário. Feitas estas considerações, passaremos a analisar a LP como graduação na China bem como o crescimento do mercado para falantes de LP para, por fim, analisarmos e refletirmos como as LEs e o acesso ao ensino destas LEs têm sido tratadas nas políticas linguísticas e na política externa adotada pela China.

Palavras-chave: Políticas Linguísticas para Educação de LE. PLE na China. Política Externa Chinesa. China.

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Resenha de livro Imprimir E-mail
Escrito por Joselita Júnia Viegas Vidotti – Universidade de Brasília   

CORREA, Djane. (Org.) Política linguística e ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

Resumo:

A coletânea trata de temas relevantes no ensino de línguas, qual sejam, a dimensão multilíngue e multicultural; língua e sua função social; pedagogia da escola pública; conteúdos para a formação inicial e continuada; discursos hegemônicos de língua; implicações políticas de ser professor; atos de fala na educação e recursos sociolinguísticos.

Palavras-chave: política linguística; ensino de língua, formação de professores.

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