Skip to content

Green color

    Increase font size  Decrease font size  Default font size  Skip to content
Início Notícias Escolas de todo o país ensinarão o português
Escolas de todo o país ensinarão o português Imprimir E-mail
Qui, 05 de Março de 2009 09:17

Buenos Aires, 17 de dezembro de 2008

Integração regional
Escolas de todo o país ensinarão o português

Os estudantes que cursarem essa matéria poderão realizar exames para certificados que "acreditem níveis e habilidades no uso do idioma português". Esta lei constitui um passo importante no processo de integração com os países do Mercosul, especialmente com o Brasil.

O Senado transformou em lei um projeto que estabelece o ensino do idioma português como língua estrangeira em todas as escolas de ensino médio do país, ainda que para os estudantes, esta será uma matéria optativa.

A norma estabelece que o Ministério da Educação, junto com o Conselho Federal da Educação, serão os responsáveis por delinear os conteúdos curriculares da nova matéria.

Os estudantes que cursarem essa matéria poderão realizar exames para certificados que "acreditem níveis e habilidades no uso do idioma português".

A Presidente da Comissão de Educação e Cultura, e impulsora da iniciativa, a senadora Blanca Osuna explicou que "a Lei Nacional da Educação estabelece que deve haver uma oferta de, pelo menos, um idioma estrangeiro”.

“Esta lei pressupõe um incentivo ao aprendizado do português e constitui um passo importante no processo de integração com os países do Mercosul, especialmente com o Brasil, onde existe uma lei muito parecida com esta”.

Está previsto que o Instituto de Formação Docente realizará um plano plurianual para o treinamento dos professores que ministrarão estes cursos.

O plano deverá abranger todo o país até 2016, priorizando as escolas localizadas em regiões fronteiriças com o Brasil, onde o ensino se iniciará no nível fundamental.

Fabricio Muller
Diretor da Casa do Brasil – Vice-presidente da SIPLE

 

Pesquisar