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Escrito por José Carlos Paes de Almeida Filho   

Este número regular da Revista SIPLE traz uma variedade de tópicos que pode muito bem ser o reflexo do que pesquisam os autores da área de PLE numa ampla variedade de lugares ou situações de ensino e aquisição dessa língua-cultura. Se pudermos arriscar um perfil temático do conjunto dos trabalhos aceitos para publicação nesta edição do periódico, reconhece-se uma predominância de quatro artigos que têm a ver com políticas institucionais para a implementação do ensino e formação de professores de PLE.

Os trabalhos de Richard Brunel Matias, Marilia Carvalho Batista & Yeris Gerardo Láscar Alarcón, José Carlos P. Almeida Filho e a entrevista concedida por esse autor sobre políticas para o idioma à Revista SIPLE formam esse núcleo mais numeroso. Matias desvela a cena argentina de formação de professores de PLE, Carvalho & Lascar Alarcón buscam interpretar o que exatamente distingue uma situação de ensino do Português na perspectiva não-materna, Almeida Filho mostra situações reais de implantação do PLE nas instituições brasileiras em época recente e analisa numa entrevista sua visão da pouca explicitude da política brasileira para o ensino de PLE.

Dois outros artigos estão relacionados ao processo de aquisição do PLE como segunda língua. São eles os artigos de Francisco Tomé de Castro, Joana Grant & Monique Leite Araújo sobre o processo vivido por um aprendente estrangeiro doe PLE, e o de Karina Mendes Nunes Viana explorando as repercussões da grande e mínima distâncias tipológicas entre línguas para o processo de aprendizagem do Português.

Para dissecar uma versão real do Exame  Nacional Celpe-Bras, Rosana Salvini Conrado analisa os gêneros utilizados no instrumento e seu significado para um exame tido como de base comunicativa. Abrindo o volume, apresenta-se o artigo de José Paulo Araújo sobre aspectos pouco visíveis da cultura brasileira e a problemática do seu ensino no cotidiano das aulas.

Nosso agradecimento sincero aos contribuidores autores pelo envio de sua produção de inestimável valor para consolidar a área de PLE no Brasil e no mundo.

José Carlos Paes de Almeida Filho
Editor-Chefe da Revista SIPLE
Brasília, outubro de 2012.

 

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