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Apresentação da Revista Imprimir E-mail
Escrito por José Carlos Paes de Almeida Filho   

Nasce uma Nova Revista para a área de Ensino e Aquisição de Português Língua Estrangeira e Segunda

Tenho a alegria de ser o porta-voz da SIPLE para anunciar o nascimento de um novo veículo internacional de comunicação profissional e científica no âmbito do PLE. A Revista da SIPLE pretende ser a difusora de ideias que tenham ocorrido aos autores como tópicos de reflexão e pesquisa, principalmente pesquisa de natureza aplicada, inscrevendo, assim, o registro do nosso tempo sobre os processos interconexos de aprender/adquirir e de ensinar Português e culturas de língua portuguesa a falantes de outras línguas.

A Revista da SIPLE é o órgão oficial de publicações acadêmico-práticas em torno do Português Língua Estrangeira ou Segunda de associados da Sociedade ou não.  O intuito de se estabelecer esse ambiente de circulação de propostas direcionadas para a melhoria constante da qualidade do ensino e da aquisição do Português em todas as suas variantes naturais vivas nos países de língua portuguesa é caracterizar um veículo específico tanto da produção quanto de acesso do público interessado.

A política editorial será caracterizada pela liberdade de escolha dos tópicos nos múltiplos temas que compõem as linhas de investigação e a agenda espontânea de pesquisa em PLE como área do Ensino e Aquisição de Línguas, que por sua vez se filia à Linguística Aplicada e que em última instância se vincula à área maior da Linguagem.  O critério de coerência dos autores com seus pares nas linhas e a qualidade da análise e argumentação é que não deverá ser transigido por aqueles que sucessivamente forem servindo como editores chefes e membros do corpo editorial da Revista.  A consolidação de paradigmas construídos nas tradições dos centros diversos se fará espontaneamente com o tempo por meio da adesão dos membros das comunidades de PLE ao redor do globo. Uma revista digital como esta serve bem o propósito de acessibilidade global para o amadurecimento de modelos de ensino e de aprendizagem e seu refinamento rumo à persuasão de que seus atributos são o melhor juízo da época.

O objeto da área teórica de Aquisição e Ensino de Línguas (AELin) à qual o ensino de PLE (EPLE) está filiado é o nível prático onde localizamos questões específicas da aquisição e do ensino de PLE a falantes reais de outras línguas e participantes de outras culturas, mas a tarefa que não se pode perder de vista é que esse plano da prática é a arena da construção de teoria relevante de cerne com a qual formamos novas gerações de  profissionais e aprendentes. Os praticantes de estudos que resultam em artigos para a Revista da Siple não são da prática unicamente, portanto. Eles examinam as práticas como ponto de partida, mas visam sempre à produção de uma teoria sensata e orientadora cada vez mais segura de ações de formação inicial e continuada de profissionais competentes, éticos e felizes.

A Revista terá, a princípio, números bianuais com um número médio de 20 trabalhos por ano, mas poderá no futuro contar com uma frequência maior de edições e número maior de artigos por número se a demanda pelos conteúdos e oferta de textos novos assim o indicar. Instruções aos prospectivos autores e informações sobre procedimentos de seleção e edição dos textos bem como sobre o corpo editorial constarão sempre do Portal SIPLE acessável pelo endel <www.siple.org.br> acionando-se os botões apropriados.

Nosso desejo, tenho a certeza, é o de que a debutante Revista da SIPLE seja acolhedora da nossa melhor produção, que tenha sensibilidade para antever sempre os textos que nos (re)construirão e que mantenha o ritmo constante e pontual de suas publicações. Vida longa à Revista da SIPLE!

Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho
Presidente da SIPLE no mandato 2008-2010

 

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